Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

COMEÇA DIÁLOGO DE PAZ

Sob forte segurança e à porta fechada, começaram ontem numa base militar da Tailândia as negociações de paz entre representantes do governo do Sri Lanka e dos rebeldes do grupo Libertação dos Tigres Tamil de Eelam, que pretendem uma autonomia alargada para a sua região, onde vivem perto de meio milhão de pessoas.
16 de Setembro de 2002 às 21:03
Estas negociações, as primeiras desde há sete anos, são o culminar de um processo de paz conduzido pela Noruega e poderão levar meses ou mesmo anos a terminar.

Esta primeira fase do diálogo terá a duração de três dias, durante os quais os representantes de ambos os lados tentarão estabelecer as bases das rondas seguintes e negociar a extensão do cessar-fogo, que perdura já há sete meses.

Muito embora ambas as partes tenham manifestado prudência nas declarações iniciais, cientes de que se trata de um processo moroso, a verdade é que é evidente o optimismo que reina nas duas delegações, que parecem verdadeiramente empenhadas na paz.

Até porque tanto os singaleses - maioritariamente budistas - como os tamiles - hindus - estão cansados desta guerra que dura há 19 anos e que causou a morte a perto de 65 mil pessoas.
Ver comentários