Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Comissão Europeia fecha acordo para compra de até 400 milhões de vacinas contra coronavírus

Acordo foi alcançado entre Bruxelas e a AstraZeneca.
SÁBADO 14 de Agosto de 2020 às 12:10
Vacina coronavírus
Vacina coronavírus FOTO: Getty Images
A Comissão Europeia anunciou esta sexta-feira ter chegado a um acordo com a farmacêutica britânica AstraZeneca para a compra de pelo menos 300 milhões de doses da potencial vacina para a Covid-19. A Comissão Europeia estava a negociar em nome dos 27 Estados-membros. O acordo inclui uma opção para a compra adicional de 100 milhões de doses caso a vacina demonstre ser segura e eficaz, indica a Reuters. Ao todo, podem ser 400 milhões de doses.

O acordo marca o primeiro avanço na compra pela União Europeia de uma potencial vacina contra o novo coronavírus. 

"Hoje, após semanas de negociações, temos o primeiro Acordo de Avanço de Compra da União Europeia de uma candidata a vacina", anunciou Stella Kyriakides, comissária da Saúde, num comunicado. 

Este anúncio segue-se a um acordo inicial entre a AstraZeneca e uma aliança europeia alcançado em junho. A Aliança Inclusiva de Vacinas da Europa, em tradução livre, foi formada pela França, Alemanha, Itália e Países Baixos para assegurar doses de uma vacina para todos os Estados-membros. 

A Comissão ainda não revelou os termos deste novo acordo nem revelou se as condições negociadas antes tinham sido modificadas.
Comissão Europeia AstraZeneca Covid-19 Estados-membros União Europeia questões sociais pandemia coronavírus
Ver comentários