Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Grécia: Comissão europeia encorajada com novo parlamento

Schinas lembrou que "há muito trabalho pela frente e não há tempo a perder".
21 de Setembro de 2015 às 12:34
Juncker vai poder conversar com Tsipras ainda esta segunda-feira
Juncker vai poder conversar com Tsipras ainda esta segunda-feira FOTO: EPA

A Comissão Europeia felicitou esta segunda-feira Alexis Tsipras pela sua vitória nas eleições de domingo nas eleições legislativas na Grécia, e afirmou-se "particularmente encorajada com a ampla presença no novo parlamento grego de partidos políticos pró-europeus".

O porta-voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas, indicou na conferência de imprensa diária da Comissão que o presidente Jean-Claude Juncker vai ainda esta segunda-feira à tarde ter a oportunidade de conversar com Tsipras, reconduzido no cargo de primeiro-ministro, na sequência do triunfo do Syriza nas eleições antecipadas de domingo, agora já sem a ala mais radical do partido.

"Foi sob a liderança de Alexis Tsipras que a Grécia se comprometeu com um ambicioso programa de reformas", no quadro do acordo assinado em agosto para um terceiro programa de assistência à Grécia, pelo que "o novo governo terá agora o mandato para implementar estas reformas", comentou o porta-voz.

Sublinhando que "a Comissão está pronta para ajudar" as autoridades gregas, Margaritis Schinas lembrou que "há muito trabalho pela frente e não há tempo a perder", e reafirmou o objetivo de a primeira revisão do terceiro "resgate" à Grécia ter lugar durante o outono.

O Syriza, partido liderado por Tsipras, repetiu no domingo a vitória de janeiro passado, desta feita com 35,5% dos votos, e vai voltar a formar uma coligação governamental com o partido nacionalista de direita Gregos Independentes, que obteve 3,69% dos votos.

Comissão Europeia Grécia política Alexis Tsipras Margaritis Schinas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)