Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Condutor do 'camião do horror' acusado de 39 homicídios

Maurice Robinson, de 25 anos, está ainda acusado de conspiração para tráfico humano, assistência à imigração ilegal e lavagem de dinheiro.
SÁBADO 26 de Outubro de 2019 às 18:19
Mo Robinson - camião Reino Unido
Mo Robinson - camião Reino Unido
Maurice Robinson, o condutor do camião dentro do qual estavam 39 pessoas mortas, foi este sábado acusado pelos procuradores britânicos de 39 crimes de homicídio, conspiração para tráfico humano, assistência à imigração ilegal e lavagem de dinheiro. O homem, de 25 anos, vai ser presente a tribunal na segunda-feira, avançam os meios de comunicação locais.

Robinson, da Irlanda do Norte, foi detido na quarta-feira após o camião ter sido descoberto em Essex, no Reino Unido.

Em comunicado, a polícia de Essex confirma a acusação a Maurice Robinson e ainda a detenção de outras três pessoas relacionadas com a investigação.

Este sábado, à Reuters, um líder religioso da comunidade rural vietnamita ligada ao cultivo do arroz afirmou que a maioria das 39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião em Essex eram provavelmente do Vietname. No entanto, a embaixada do Vietname em Londres disse ainda não haver confirmação oficial sobre a nacionalidade das vítimas.

Os corpos de 38 adultos e de um adolescente foram descobertos na quarta-feira, dia 23, quando as autoridades foram alertadas para a presença de pessoas dentro de um camião numa zona industrial em Grays, Essex. Além de Maurice Robinson, foi também detido um casal por suspeita de tráfico humano e homicídio, e um homem, com cerca de 20 anos, da Irlanda do Norte.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)