Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

CONFIRMADA DETENÇÃO DE ABU BASHIR

A Polícia indonésia deteve formalmente o líder religioso Abu Bakar Bashir, suspeito de implicação no atentado perpetrado no passado sábado na ilha turística de Bali, no Sul da Indonésia, que causou a morte a mais de 180 pessoas e cerca de três centenas de feridos.
20 de Outubro de 2002 às 14:15
CONFIRMADA DETENÇÃO DE ABU BASHIR
Acusado de ligações ao terrorismo, o líder da organização Jemaah Islamiya encontra-se internado num hospital da cidade javanesa de Solo, para onde foi transferido de urgência sexta-feira passada com problemas respiratórios e cardiovasculares.

Esta detenção definitiva, ocorre depois de Abu Bakar Bashir, de 64 anos, ter ficado durante 24 horas sob custódia das autoridades, que podem, agora, mantê-lo à sua guarda durante 30 dias, que só começarão a contar após a sua saída do hospital.

A Jemaah Islamiya, uma organização islâmica implantada no sudeste asiático, é acusada pelos EUA de estar vinculada à rede terrorista al-Qaeda, do dissidente saudita Osama bin Laden. Para já, Bashir não é considerado suspeito do atentado de Bali.

Todavia, a Polícia pretende interrogar o clérigo indonésio sobre a sua alegada relação com o koweitiano Omar al-Farouk, referenciado como sendo representante da al-Qaeda no sudeste asiático, que se encontra actualmente detido nos EUA.

De acordo com informações avançadas pelas autoridades indonésias, al-Farouk implicou Bashir numa série de atentados à bomba perpetrados contra igrejas na Indonésia, que causaram a morte a 18 pessoas no Natal de 2000.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)