Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

CONFRONTOS PROSSEGUEM EM NAJAF

Esta terça-feira, Najaf voltou a acordar ao som dos bombardeamentos. A cidade do sul do Iraque continua a ser palco de violentos confrontos entre as forças norte-americanas e os seguidores do líder radical xiita Moqtada Al-Sadr.
24 de Agosto de 2004 às 09:59
CONFRONTOS PROSSEGUEM EM NAJAF
CONFRONTOS PROSSEGUEM EM NAJAF FOTO: Reuters
A aviação e a artilharia norte-americanas voltaram a atacar, esta manhã, as posições ocupadas no centro histórico da cidade santa xiita pelo Exército de Mehdi, a milícia fiel a Al-Sadr.
Dois dias depois de terem abandonado as posições ocupadas no coração da cidade, os tanques norte-americanos voltaram a aproximar-se da mesquita do Imã Ali, onde estão entrincheirados os rebeldes.
Entretanto em Bassorá, também no sul do Iraque, militantes xiitas saíram para as ruas com as armas em punho reclamando a saída das forças norte-americanas de Najaf.
Os confrontos no sul do Iraque, que já causaram centenas de mortos, têm contribuído para pressionar em alta os preços do petróleo nos mercados internacionais.
COLUNA ATACADA A SUL DE BAGDAD
Esta terça-feira, rebeldes iraquianos atacaram uma coluna de veículos que se dirigia para Najaf, causando a morte a pelo menos duas pessoas e incendiando um camião e uma ambulância.
De acordo com testemunhas citadas pela agência noticiosa Reuters, o ataque ocorreu perto de Latifiya, a sul da capital iraquiana, Bagdad. A coluna transportava ajuda humanitária para a cidade santa xiita.
SOLDADO AMERICANO MORTO
Igualmente esta terça-feira, um ataque com ‘rockets’ contra uma patrulha militar em Bagdad matou pelo menos um soldado norte-americano e deixou feridos outros dois.
Com mais esta baixa, ascende já a 720 o número de militares dos EUA mortos em combate no Iraque desde o início da operação para depor o regime de Saddam Hussein, em Março de 2003.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)