Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Confrontos provocam mortos em Gaza

Combates travados esta quarta-feira na Faixa de Gaza causaram a morte a quatro elementos do movimento islâmico Hamas e a três soldados israelitas, perto do principal terminal de combustível do território, revelaram fontes dos dois lados.
16 de Abril de 2008 às 10:23
Confrontos provocam mortos em Gaza
Confrontos provocam mortos em Gaza FOTO: Reuters

Um porta-voz do Exército israelita anunciou que durante as operações militares desencadeadas na Faixa de Gaza foram alvejados vários palestinianos armados. Por sua vez, o Hamas refere que os soldados israelitas, apoiados por helicópteros, abateram quatro militantes do movimento na zona oriental da cidade de Gaza, junto ao terminal de combustível de Nahal Oz.        

Israel suspendeu as transferências de combustível para a Faixa de Gaza na semana passada, na sequência de um ataque palestiniano contra um terminal de combustível, que matou dois civis israelitas. O Hamas controla a Faixa de Gaza desde Junho do ano passado, depois de ter derrotado as forças leais ao presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

JIMMY CARTER ENCONTRA-SE COM HAMAS

Um porta-voz do Hamas anunciou esta quarta-feira que dois destacados dirigentes do movimento, Mahmud Zahar e Said Siam, vão encontrar-se hoje no Cairo, Egipto, com o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter. Zahar e Siam são considerados elementos radicais do Hamas, aos quais é atribuído o plano para a tomada do poder na Faixa de Gaza, em Junho de 2007.

Jimmy Carter efectua uma viagem de sete dias pelo Médio Oriente, que o levará ao Egipto, Síria, Jordânia e Arábia Saudita, para participar nos esforços de paz e estabilidade na região. Ontem, o antigo presidente norte-americano revelou que Israel lhe recusou uma autorização para se deslocar à Faixa de Gaza.

 

 

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)