Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Confrontos entre polícia e manifestantes na Turquia

Nas manifestações não autorizadas por ocasião do Dia do Trabalhador.
1 de Maio de 2016 às 14:25
A 1 de maio, Dia do Trabalhador, são habituais os confrontos na Turquia entre militantes que se opõem às forças do governo e a polícia
A 1 de maio, Dia do Trabalhador, são habituais os confrontos na Turquia entre militantes que se opõem às forças do governo e a polícia FOTO: TOLGA BOZOGLU/EPA
A polícia turca usou este domingo gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar pessoas que participavam em manifestações não autorizadas por ocasião do Dia do Trabalhador, em Istambul.

À margem desses confrontos, um homem de 57 anos morreu ao atravessar uma rua no centro da capital da Turquia, perto da Praça Taksim, esmagado por um veículo antimotim. Uma investigação já foi aberta, informa a agência France-Presse.

O acesso do público à Praça Taksim, um dos locais preferidos dos turcos para manifestações políticas, foi este domingo bloqueado por barreiras e a zona ficou deserta.

Já longe do centro, centenas de sindicalistas e ativistas estão a participar num desfile na zona de Bakirkoy, perto do aeroporto internacional.

Entretanto, a polícia já usou gás lacrimogéneo para dispersar os ativistas do partido pró-curdo Peoples' Democratic Party, que se opõem ao presidente Recep Tayyip Erdogan e tentavam protestar junto a Bakirkoy.

A polícia também usou canhões de água e gás lacrimogéneo no distrito de Sisli contra manifestantes que se queriam dirigir à Praça Taksim.

De acordo com a agência de notícias pró-governamental Anatolia, 36 pessoas foram presas em Sisli e no distrito vizinho de Besiktas quando se dirigiam para Taksim.

No total, cerca de 25.000 polícias foram mobilizados este domingo para Istambul e muitas ruas da capital turca, Ankara, foram fechadas. A 1 de maio, Dia do Trabalhador, são habituais os confrontos na Turquia entre militantes que se opõem às forças do governamentais e a polícia.
Dia do Trabalhador Turquia política distúrbios guerras e conflitos manifestação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)