Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

CONGO RECEIA NOVO SURTO DE ÉBOLA

As autoridades do Congo receiam estar perante um novo surto de casos de ébola, depois da morte de 16 pessoas no Norte do país, que podem estar relacionadas com o mortal vírus. A doença não tem cura e provoca a morte através de hemorragias internas.
5 de Fevereiro de 2003 às 17:34
Várias pessoas morreram desde o dia 4 de Janeiro nas aldeias de Kele e Mbou, a 800 quilómetros a norte de Brazaville e o balanço já pode ter ultrapassado as 16 mortes de que há conhecimento até agora.

A morte de vários gorilas de um mesmo grupo alertou as autoridades congolesas. O vírus é facilmente disseminado através do contacto contacto com a pele dos animais. Por outro lado, os rituais funerários no Congo, que exigem que uma parte do corpo dos mortos seja lavada pela família, é outro factor de contaminação que torna o controlo da doença extremamente difícil.

Ao que parece, este novo surto terá começado com o consumo, por parte dos aldeãos, de carne de macaco já contaminada com o vírus. Numa região em que faltam alimentos, o consumo dessa carne é essencial para a dieta da população.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)