Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Consulta para independência divide catalães

Segundo sondagem, 49% recusam nova fórmula de ‘participação cívica’.
Isabel Faria 30 de Outubro de 2014 às 13:29
Artur Mas, presidente da Generalitat, insiste em voto dia 9
Artur Mas, presidente da Generalitat, insiste em voto dia 9 FOTO: Toni Garriga/EPA

O novo modelo escolhido para a consulta independentista convocada pelo governo da Catalunha para 9 de novembro está a dividir os cidadãos daquela região autónoma de Espanha. Segundo sondagem publicada no jornal ‘El País’, 49% dos catalães recusam a nova fórmula, contra 44% que creem ser adequada.

A poucos dias da convocatória – reformulada num modelo sem valor legal para contornar a suspensão do Tribunal Constitucional (TC) ao referendo inicial – 78% dos catalães preferem um acordo entre os governos central e regional, diz o inquérito da Metroscopia. A solução apresentada pelos partidos soberanistas, de convocar eleições plebiscitárias e proclamar de imediato a independência da Catalunha, também não convence a maioria. Dois em cada três catalães preferem manter a região dentro de Espanha, com mais poderes e competências, num modelo similar ao estabelecido entre a Escócia e o governo do Reino Unido.

Depois de ter apresentado recurso no TC, que decidiu pela suspensão do referendo, o governo espanhol quer agora recorrer do ‘processo participativo’ e aguarda parecer do Conselho de Estado para anunciar a decisão. A medida já levou o presidente do governo catalão, Artur Mas, a apelidar de "cobarde" o executivo de Mariano Rajoy.

Certo é que o anúncio de que a consulta popular de dia 9 seria feita no modelo de ‘participação cívica’ acabou por fraturar as forças que apoiavam o referendo e forçar o executivo catalão a assumir compromissos políticos para garantir a votação. De acordo com a sondagem, apenas eleitores da CiU, ERC e CUP apoiam a consulta.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)