Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

CONSUMO LEGALIZADO

O jornal britânico “The Sunday Times” noticiou, ontem, que o ‘cannabis’ poderá ser despenalizada, no Reino Unido, até ao final do ano, apesar da forte oposição da opinião pública.
30 de Junho de 2002 às 20:53
Segundo informações do jornal londrino, o ministro britânico do Interior, David Blunkett, vai anunciar, em meados de Julho, um projecto de Lei para despenalizar o consumo de ‘cannabis’. O ministro adiantou, contudo, que o consumo de ecstasy continuará a ser punido e que o governo mantém a sua oposição à criação de “salas de chuto”.

A decisão resulta do êxito de um projecto piloto realizado no bairro londrino de Brixton, onde a Polícia actuou de forma tolerante relativamente ao consumo de “cannabis”, o que possibilitou uma maior concentração no combate ao crime e ao tráfico de drogas “duras”, como a heroína e a cocaína. Contudo, aqueles que criticam este programa alegam que o único resultado foi o aumento do consumo de droga.

De acordo com estatísticas policiais, o número de incidentes por posse de droga aumentou para 242 no passado mês de Março, face aos 76 registados no mesmo mês do ano de 2001.

Recorde-se que a posse e o consumo de ‘cannabis’ são actualmente penalizados no Reino Unido, correspondendo a uma pena de cinco anos de prisão, que pode ser reduzida a uma advertência da Polícia, com a entrada em vigor da nova Lei.
Ver comentários