Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

CONVENÇÃO REPUBLICANA DÁ VANTAGEM A BUSH

Onze pontos percentuais separam os dois candidatos às presidenciais norte-americanas. Uma sondagem da revista "Time", realizada durante a convenção republicana que ontem terminou, atribui 52 por cento das intenções de voto a George W. Bush e 41 por cento ao candidato democrata John Kerry, a maior diferença desde o início da corrida eleitoral.
4 de Setembro de 2004 às 12:52
O Presidente americano apresentou anteontem à noite as principais linhas da sua candidatura a um segundo mandato presidencial colocando à frente de todas as prioridades a luta contra o terrorismo. O candidato democrata John Kerry foi acusado de ser "inconstante" nas posições que tomou na área de defesa nacional.
"Acho que o principal dever de um Presidente americano é proteger os americanos. E se a América se mostrar indecisa e débil nos próximos dez anos, pode acontecer uma tragédia no mundo. Isso não acontecerá se eu estiver no poder", afirmou Bush no discurso mais esperado da convenção republicana em Nova Iorque.
O Presidente americano justificou ainda a guerra contra o Iraque com os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 que fizeram cerca de 3000 mil mortos. "Devo esquecer as lições do 11 de Setembro e acreditar nas palavras de um louco, ou devo agir para defender o país? Confrontado com isto, escolherei sempre defender a América", afirmou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)