Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Coreia do Norte anuncia acordo com EUA

A Coreia do Norte e os EUA chegaram a "um certo acordo" após negociações bilaterais mantidas em Berlim sobre o programa nuclear desenvolvido pelo regime comunista, anunciou esta sexta-feira a imprensa oficial norte-coreana.
19 de Janeiro de 2007 às 11:11
"As negociações decorreram numa atmosfera positiva e sincera e chegámos a um certo acordo", indicou o ministério norte-coreano num breve despacho citado pela agência oficial KCNA, sem contudo prestar qualquer esclarecimento sobre os pormenores das conversações.
Recorde-se que a Coreia do Norte exigiu discussões bilaterais com os EUA, à margem das conversações multilaterais, para ultrapassar as sanções financeiras impostas por Washington às entidades norte-coreanas acusadas de branqueamento de dinheiro. Pyongyang fez do levantamento dessas sanções uma condição prévia para uma resolução do dossiê nuclear.
O emissário norte-americano para as negociações sobre o nuclear norte-coreano, Christopher Hill, reuniu-se três vezes em três dias em Berlim com o seu homólogo norte-coreano, Kim Kye-gwan, sendo que o último encontro se realizou quinta-feira, hora europeia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)