Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

COREIA DO NORTE DISPARA MÍSSIL

A Coreia do Norte disparou esta segunda-feira um novo míssil de teste terra-mar que caiu no Mar do Japão, informou o ministério da Defesa japonês. Este foi o segundo lançamento realizado pelas autoridades de Pyongyang em pouco mais de duas semanas. No passado dia 24 de Fevereiro, havia sido lançado um outro míssil na mesma região.
10 de Março de 2003 às 10:02
COREIA DO NORTE DISPARA MÍSSIL
COREIA DO NORTE DISPARA MÍSSIL
De acordo com o Governo de Tóquio, a acção norte-coreana “não representa uma ameaça directa” contra o Japão, mas vai ser analisada de “forma apropriada, com base na política regional e internacional”. O lançamento deste segundo míssil foi também já confirmado pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

O lançamento de um míssil norte-coreano era já esperado, depois de Pyongyang ter declarado, na passada sexta-feira, o Mar do Japão como zona de exclusão marítima, segundo anunciou o Departamento de Defesa norte-americano, assinalando que as autoridades norte-coreanas haviam difundido um alerta à Marinha dos EUA.

Segundo alguns analistas, o lançamento deste segundo míssil destina-se a pressionar os EUA a encetarem negociações bilaterais com a Coreia do Norte para resolver a crise na região, depois de Pyongyang ter anunciado a intenção de reactivar o seu programa nuclear. Nos últimos meses, a tensão entre os dois países tem vindo a subir de tom.
Ver comentários