Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Coreia do Norte: Governo rejeita ter planos para testes nucleares

As autoridades da Coreia do Norte anunciaram este sábado que não têm planos "neste momento" para realizar testes nucleares, apesar das provocações de que afirmam estar a ser alvo por parte da Coreia do Sul.
9 de Junho de 2012 às 17:58
Testes, nucleares, Coreia do Norte, Seul, Coreia do Sul
Testes, nucleares, Coreia do Norte, Seul, Coreia do Sul FOTO: REUTERS/David Gray

O Governo de Seul tem tentado agravar a situação, através de "provocações ininterruptas" contra a Coreia do Norte, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, numa declaração à agência de notícias de Pyongyang, citada pela France Presse.

"Estas provocações pretendem enervar a Coreia do Norte, com o objectivo de levar a um teste nuclear, algo que não está nos nossos planos neste momento", declarou, rejeitando a especulação generalizada de estar a ser preparado um terceiro teste com armas atómicas.

Na sexta-feira, a Coreia do Sul acusou a Coreia do Norte de "pisar o risco" com os recentes insultos e ameaças e exortou Pyongyang a iniciar o reembolso da ajuda alimentar disponibilizada no passado.

O Ministério da Unificação de Seul exortou a Coreia do Norte a parar imediatamente com as ameaças e calúnias contra o Presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak.

Há meses que Pyongyang lança insultos contra o Presidente sul-coreano e outros líderes da Coreia do Sul, a quem chama de "ratos" e "escória humana", ameaçando o país vizinho com uma "guerra santa" desde a morte do ex-líder norte-coreano Kim Il-sung, em Dezembro do ano passado.

"Estas ameaças estão a pisar o risco e voltamos a pedir que a Coreia do Norte pare imediatamente com tais actos provocatórios", afirmou o porta-voz do Ministério, Kim Hyung-suk, que exortou Pyongyang a pagar a ajuda alimentar enviada por Seul entre 2000 e 2007, salientando que o prazo do primeiro pagamento de 5,83 milhões de dólares (4,6 milhões de euros) expirou na quinta-feira.

Em Abril, fotografias de satélites revelaram trabalhos de escavação de um túnel para um terceiro teste nuclear, no local onde foram feitos os testes de 2006 e 2009.

Testes nucleares Coreia do Norte Seul Coreia do Sul
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)