Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Coreia do Sul perde mil milhões de euros com pesca ilegal

Capturas ilegais de barcos chineses nas águas sul-coreanas superaram em 2012 as 675 mil toneladas.
2 de Novembro de 2014 às 08:25
Pesca ilegal
Pesca ilegal FOTO: Bruno Colaço

A Coreia do Sul anunciou este domingo sofrer anualmente perdas de mais de mil milhões de euros com a pesca ilegal de barcos chineses nas suas águas, uma atividade que já provocou incidentes com mortos e fortes atritos diplomáticos entre ambos os países.


As capturas ilegais de barcos chineses nas águas sul-coreanas superaram em 2012 as 675 mil toneladas, o que representa 21,2% da produção total da Coreia do Sul e 61,9% da pesca do país nas suas próprias águas, revelou o Instituto de Política Pesqueira de Seul num relatório.

O organismo classifica a ação dos barcos chineses como um "dano grave" que provoca perdas diretas à indústria do país superiores a mil milhões de euros.

"Os prejuízos globais atingiriam uma soma astronómica se somarmos os custos indiretos como as despesas em operações policiais para acabar com a pesca ilegal" dos barcos chineses, acrescenta o documento.

O relatório é publicado pouco tempo depois de novas tensões entre a China e a Coreia do Sul após a guarda-costeira de Seul ter matado o capitão de um barco chinês numa ação para combater a pesca ilegal.

Coreia do Sul China pesca pesca ilegal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)