Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Coreias: Norte ameaça o Sul com acções militares

A Coreia do Norte prometeu, esta sexta-feira, lançar ‘acções militares retaliatórias’ contra a Coreia do Sul, na sequência de vários ataques verbais contra o rival.
3 de Junho de 2011 às 12:59
Coreia do Norte diz que única forma de resolver o conflito como Sul é "pela força das armas"
Coreia do Norte diz que única forma de resolver o conflito como Sul é 'pela força das armas' FOTO: d.r.

De acordo com uma declaração de um porta-voz não identificado do exército norte-coreano, Pyongyang afirmou: "Não ver necessidade de se sentar frente a frente com o grupo de traidores de Le", numa referência ao presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, e acrescentou acreditar que a única forma de resolver o conflito com Seul é "pela força das armas".

 

Aparentemente, a declaração referia-se à admissão pela Coreia do Sul de que unidades militares saram fotografias dos líderes da Coreia do Norte (Kim Il-Sung, Kim Jong-Il e Kim Jong-Un) como alvos durante exercícios de tiro.

 

Na quarta-feira, o Ministério da Defesa sul-coreano anunciou ter ordenado às unidades militares que deixem de utilizar aquelas fotos como alvos dos treinos de tiro. As ameaças norte-coreanas de hoje seguem-se a uma tentativa, na quarta-feira, de humilhar o governo conservador de Lee Myung-bak.

 

Pyongyang alegou que Seul tinha suplicado pela realização de conversações entre os líderes dos dois países e oferecido ‘envelopes com dinheiro’. O Norte acrescentou ter rejeitado a proposta porque o Sul veiculou informações falsas sobre um encontro preparatório secreto em Pequim. Seul lamentou a declaração do Norte, que apelidou de ‘distorção da Sinceridade’ do Sul.

 

As relações entre os dois vizinhos deterioraram-se desde 2010, ano marcado por dois incidentes graves: o torpedeamento em Março de uma corveta sul-coreana, atribuído a Pyongyang por um inquérito internacional (46 mortos) e o bombardeamento de uma ilha sul-coreana pelo Norte em novembro (quatro mortos).

 

As duas Coreias continuam oficialmente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com um armistício, sem que tenha sido assinado um tratado de paz.

Coreia do Norte Coreia do Sul Guerra Conflito Ameaça
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)