Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

COROAÇÃO DE ISABEL II FESTEJADA COM DISCRIÇÃO

A rainha Isabel II, da Grã-Bretanha, celebrou ontem o 50.o aniversário da sua coroação, que decorreu deliberadamente sob o signo da discrição.
3 de Junho de 2003 às 00:00
Isabel II com o marido, Carlos, William e André
Isabel II com o marido, Carlos, William e André FOTO: Epa/Lusa
Meio século volvido, Isabel II voltou à Abadia de Westminster, em Londres, onde havia sido coroada a 2 de Junho de 1953, então com 27 anos. Num claro sinal da mudança dos tempos, os vários passos da cerimónia foram marcados por uma propositada discrição, tendo as festividades sido uma sombra da coroação, há 50 anos , quando multidões de súbditos festejaram, com uma explosão de cor e patriotismo, um dos momentos mais marcantes da Grã-Bretanha do século XX.
Ontem, a monarca, de 77 anos, despertou, sobretudo, sentimentos de nostalgia junto dos seus súbditos, pela evocação da memória de tempos passados, numa era em que se procura reinventar o papel da monarquia na moderna Grã- -Bretanha.
Discretamente vestida de amarelo pálido, a rainha chegou a Westminster de automóvel (em vez da tradicional carruagem), tendo a cerimónia, transmitida em directo pela televisão, sido presenciada por mil convidados e 16 membros da família real britânica. Entre os convidados estava Camilla Parker-Bowles, de quem se diz estar afastada do príncipe Carlos, alegadamente por este manter uma outra relação amorosa.
Após as cerimónias oficiais, seguiu-se uma recepção a crianças desfavorecidas, no Palácio de Buckingham.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)