Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Cortinas de hospitais carregam bactérias que podem contaminar os doentes

Estudo revela que das mais de mil amostras recolhidas 22% foram positivas a bactérias multirresistentes.
13 de Abril de 2019 às 16:14
Camas de hospital
Cama de hospital
Cama de hospital
Camas de hospital
Cama de hospital
Cama de hospital
Camas de hospital
Cama de hospital
Cama de hospital
Um estudo revela que as cortinas que separam as camas dos doentes em muitos hospitais são portadoras de bactérias resistentes capazes de contaminar os pacientes.

Num total foram recolhidas 1500 amostras das cortinas de seis centros de enfermagem do estado norte-americano de Michigan. Das mais de mil amostras, retiradas de 625 quatros - durante o primeiro período de internamento dos pacientes e após seis meses, no caso de internamentos prolongados - foram detetadas baterias em mais de uma em cada cinco cortinas .

De acordo com a agencia de notícias France Press, as análises revelaram que 22% das amostras foram positivas a bactérias multirresistentes.

"Estes agentes patogénicos podem sobreviver nas cortinas e, potencialmente, transferir-se para outras superfícies e para os pacientes. A cortinas são usadas por todos, sendo os resultados um problema à escola mundial", revelou a autora do estudo, Lona Mody - médica e investigadora da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Os resultados do estudo serão apresentados no âmbito do Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, que começa este sábado e termina na próxima terça-feira, em Amesterdão, Holanda.
Doenças Infecciosas France Press Estados Unidos saúde estudos saúde hospitais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)