Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Criança de 11 anos salva a mãe de asfixia ao ligar para o 112

Mulher engasgou-se com um comprimido e a menina teve de socorrer a mãe.
14 de Maio de 2019 às 17:25
Hospital Universitario Insular de Gran Canaria
Menina de costas
Rapariga
Rapariga
Hospital Universitario Insular de Gran Canaria
Menina de costas
Rapariga
Rapariga
Hospital Universitario Insular de Gran Canaria
Menina de costas
Rapariga
Rapariga
Uma menina de 11 anos salvou a vida da mãe ao chamar o 112 depois de esta se ter engasgado ao tomar um comprimido.

O caso aconteceu em Las Palmas de Gran Canaria, nas Ilhas Canárias, Espanha. Depois de ver a mãe a ficar asfixiada, a criança chamou os meios de socorro.

Segundo o portal espanhol 20minutos, o Centro de Coordenação de Emergências e Segurança percebeu que se tratava de uma emergência quando recebeu a chamada.

Quando o Serviço de Urgências das Canárias falou com a criança, percebeu que a mãe se tinha engasgado com um comprimido e que não estava a conseguir respirar.

Enquanto a ambulância se dirigia para casa da vítima, os médicos pediam à menina que ficasse atrás da mãe e que realizasse cinco movimentos interescapulares (ao nível das omoplatas) com a palma da mão. Depois de realizar os movimentos, a criança tinha de perceber se a mãe tinha deitado fora o comprimido que a estava a asfixiar.

Depois de realizar o processo anterior sem sucesso, os médicos pediram à menina que tentasse outro exercício. Foi pedido à criança que realizasse a manobra de Heimlich.

Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Foi através desta manobra, e com a ajuda da menina e do avô da criança - que chegou mais tarde à casa - que a mãe se conseguiu salvar.

Apesar de se ter salvo a mãe da menina em casa, a mulher foi encaminhada para o Hospital Universitário Insular de Gran Canaria para avaliação médica.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)