Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Crianças com menos de 5 anos morrem envenenadas por chumbo

68 crianças intoxicadas e 28 mortas no centro da Nigéria.
14 de Maio de 2015 às 15:27
O envenenamento por chumbo matou pelo menos 400 crianças e afetou outras 2000 em 2010
O envenenamento por chumbo matou pelo menos 400 crianças e afetou outras 2000 em 2010 FOTO: Afolabi Sotunde/Reuters
Vinte e oito crianças morreram intoxicadas com chumbo no estado do Níger, no centro da Nigéria, informou o Governo, acerca do último incidente deste tipo que nos últimos anos causaram centenas de mortos.

"Até 12 de maio de 2015 registaram-se 65 casos e 28 mortos", disse o ministro da Saúde, Fidelis Nwankwo, na quarta-feira aos jornalistas em Abuja, adiantando que todas as crianças mortas tinham "menos de cinco anos".

As vítimas de envenenamento - que se suspeita dever-se à mineração ilegal de ouro - tinham níveis de chumbo no sangue 17 a 22 vezes superiores aos mínimos estabelecidos nas normas internacionais. "O impacto devastador deste surto está associado a novas minas que se descobriu terem mais minérios de chumbo", disse o ministro, adiantando que as crianças doentes estão a ser tratadas e que a intoxicação também afetou animais.

400 crianças mortas em 2010
Em 2010, o envenenamento por chumbo matou pelo menos 400 crianças e afetou outras 2000 no estado de Zamfara, que faz fronteira com o de Níger.

O chumbo estava disperso por várias áreas devido ao processamento do minério para extrair o ouro através de técnicas de mineração inseguras.

O envenenamento por chumbo causa febre, convulsões, perdas de consciência e cegueira, podendo a longo prazo provocar anemia, insuficiência renal e danos cerebrais.
Nigéria Governo Zamfara crianças mortas envenenadas chumbo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)