Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Criminoso de guerra sérvio preso em Espanha

Foi detido, esta terça-feira, na cidade de Altea, em Espanha, o criminoso de guerra sérvio, Veselin "Batko" Vlahovic, conhecido como o ‘monstro de Grbavica’ ou Batko.
2 de Março de 2010 às 14:07
Veselin Vlahovic
Veselin Vlahovic FOTO: DR

O sérvio é acusado de centenas de crimes de guerra contra civis bósnios no distrito de Grbavica, da capital bónia de Sarajevo, durante a guerra da Bósnia, de 1992-1995.

 

Vlahovic tem um mandado de captura internacional por genocídio. É acusado de centenas de assassinatos, violações e torturas, no decorrer dos conflitos entre a Bósnia e a Sérvia.

O acusado encontrava-se com documentos de identificação búlgaros falsificados e foi detido após oferecer forte resistência.

Fazia parte de um grupo de cidadãos de Leste, que fazia assaltos violentos e agia sob as identidades de Jan Depiq, Petrovic Mijodrag ou , Krunoslav Godec.

Veselin Vlahovic já havia sido preso, acusado de ‘vandalismo e comportamento violento’ tendo fugido em Junho de 2001.

 

A detenção de Vlahovic surge no segundo dia do julgamento do ex-dirigente sérvio da Bósnia, Radovan Karadzic, em Haia, alvo de 11 acusações, sendo duas de genocídio, relativas à guerra da Bósnia, na qual sérvios lutaram contra muçulmanos e crotatas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)