Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Dalai Lama seguido por dez mil pessoas em retiro

Dalai Lama chegou na terça-feira a Washington para um encontro espiritual de dez dias que se espera que atraia por dia mais de dez mil seguidores da América, Ásia e Europa.
6 de Julho de 2011 às 09:13
Dalai Lama comemora 76º aniversário em retiro em Washington
Dalai Lama comemora 76º aniversário em retiro em Washington FOTO: Reuters

Oficialmente, a visita do líder espiritual budista inicia-se esta quarta-feira com celebrações do seu 76.º aniversário.

Durante a sua estada na capital norte-americana, Dalai Lama vai encontrar-se com deputados, não havendo, por enquanto, informações da Casa Branca sobre um eventual encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Em 2010, a visita do prémio Nobel da Paz a Washington e o encontro com Barack Obama esteve na origem da tensão política entre a China e os Estados Unidos.

A diferença é que, desta vez, Dalai Lama viaja apenas na condição de líder espiritual, já que o governo tibetano no exílio possui, desde Abril, um novo primeiro-ministro, Lobsang Sangay.

Formado em Direito e professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Lobsang Sangay afirmou que o encontro religioso irá permitir aos tibetanos expatriados exercerem um direito que lhes é negado na China: conhecerem o seu líder espiritual Dalai Lama. Lobsang Sangay condenou a repressão chinesa no Tibete, que entende ser uma tragédia, tendo apelado ao contínuo apoio por parte Estados Unidos à autonomia da região.

Dalai Lama Retiro Washington Seguidores
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)