Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Damasco disponível para encontro com a oposição

Encontro preliminar e consultivo pode acontecer em Moscovo.
27 de Dezembro de 2014 às 15:49
O ano de 2014 registou o maior número de mortes naquela região, que em 2013 contou 73.447 vítimas
O ano de 2014 registou o maior número de mortes naquela região, que em 2013 contou 73.447 vítimas FOTO: Badra Mamet/Reuters

O regime de Damasco está disponível para participar num encontro com a oposição síria em Moscovo para tentar encontrar uma solução para a guerra civil que dura há mais de três anos, divulgou este sábado a diplomacia síria.

"A Síria está pronta para participar num encontro preliminar e consultivo em Moscovo para responder às aspirações dos sírios, que estão a tentar encontrar uma solução para a crise", indicou um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio, citado pela agência oficial Sana.

Uma fonte do ministério, citada na nota informativa, precisou que esta decisão foi tomada após "conversações entre a Síria e a Rússia".


O encontro "terá como objetivo alcançar um acordo sobre a realização de uma conferência entre os sírios, sem ingerência estrangeira", acrescentou a mesma fonte.

"A República árabe síria tem estado sempre disponível para dialogar com aqueles que acreditam na sua unidade, soberania e livre decisão", concluiu.

Na passada quinta-feira, a diplomacia russa afirmou que Moscovo, um aliado tradicional do regime sírio liderado por Bashar al-Assad, conta receber no próximo dia 20 de janeiro uma reunião da oposição síria, interna e externa.

Damasco Síria Moscovo
Ver comentários