Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

De conversas entre pais e filhos a discussões e ligações profissionais: Google admite gravar conversas dos utilizadores

Revelação foi feita por David Monsees, responsável de produtos de buscas do Google, no blogue oficial da empresa.
Correio da Manhã 13 de Julho de 2019 às 13:58
Google
Google
Google
Google
Google
Google
Google
Google
Google

A empresa Google admitiu gravar e ouvir diálogos entre pais e filhos, ligações profissionais, discussões e até sons de pessoas a fazer sexo.

A VRT News - rede de televisão e rádio belga - revelou que a empresa multinacional de serviços dos Estados Unidos tem analistas para ouvir e transcrever as conversas dos utilizadores. 

Uma reportagem da estação belga VRT News revelou que o Google grava conversas do assistente virtual pessoal, o Google Assistant, e as transcreve juntamente com um grupo de funcionários. A revelação feita no blogue oficial da empresa, por David Monsees, responsável de produtos de buscas do Google, disse ter conseguido acesso a cerca de mil gravações de pessoas anónimas que usaram o assistente virtual.

Segundo a VRT News, a função do assistente era "compreender as particularidades e os sotaques de cada idioma em específico". David Monsees admitiu que "a empresa conta com um especialista no mundo para ouvir e transcrever uma pequena parte dos diálogos para nos ajudar a compreender melhor esses idiomas".

A Google defendeu-se afirmando que o assistente virtual só envia gravações após detetar que os utilizadores usaram um comando específico para ativá-lo, como o "Hey Google". No entanto, a VRT News garantiu que ouviu conversas nas quais nenhum utilizador deu ordem de ativação para o assistente virtual.

Amazon, Samsung e Apple são outras empresas que também garantem que os diálogos entre os utilizadores e os seus assistentes virtuais são privados. No entanto, a desconfiança aumenta por parte dos utilizadores.  

Google Assistant VRT News David Monsees Internet ciência e tecnologia Google
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)