Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Dengue já matou 25 em Timor-Leste

A epidemia de dengue em Timor-Leste matou 25 pessoas desde o início do ano. A taxa de mortalidade parece estar a atravessar um momento de recuou, mas as autoridades locais permanecem muito preocupadas, sobretudo, porque está confirmada a presença no território de 3 das 4 espécies de mosquitos transmissores da doença.
16 de Março de 2005 às 09:32
À semelhança da malária, o dengue é transmitido por mosquitos e o contágio não pode ser prevenido por vacinação. No caso da malária, o quinino que habitualmente se toma em climas tropicais serve apenas para atenuar os efeitos de um primeiro surto de febre após a picada contagiosa de mosquito. Existem quatro espécies de mosquitos transmissores do dengue e três delas estão em Timor-Leste.
Desde 5 de Janeiro foram registados em Timor-Leste 463 casos de dengue em oito dos 13 distritos da jovem nação. O distrito de Díli, cidade capital, é o mais afectado. Em Díli foi referenciado o primeiro caso e ali o balanço da epidemia já atinge os 323 casos.
O ritmo de evolução da epidemia e o tipo de dengue identificado levaram a uma intervenção da Organização Mundial de Saúde, que colocou equipas no terreno para apoiar as autoridades locais na aplicação de medidas sanitárias preventivas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)