Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Deputado grego sem arrependimento após agressão (COM VÍDEO)

O deputado grego do partido Aurora Dourada (extrema-direita), alvo de um mandado de captura após ter agredido duas deputadas de esquerda durante um debate televisivo, emitiu este sábado uma declaração onde não demonstra qualquer arrependimento.

9 de Junho de 2012 às 17:24
Kasidiaris esbofeteou por três vezes a deputada do Partido Comunista durante um debate televisivo transmitido em directo
Kasidiaris esbofeteou por três vezes a deputada do Partido Comunista durante um debate televisivo transmitido em directo FOTO: D.R.

"Os acontecimentos foram planeados com o objectivo de provocar uma reacção extrema da minha parte", referiu Ilias Kasidiaris, também porta-voz do Aurora Dourada, numa declaração divulgada no site do partido na Internet.

Kasidiaris chocou o país ao atirar um copo de água em direcção à deputada da Syriza Rena Douru e esbofetear por três vezes a deputada do Partido Comunista (KKE) Liana Kanelli, durante um debate televisivo transmitido em directo na manhã de quinta-feira pela estação de televisão privada Antenna.

Após o incidente, os procuradores da capital grega ordenaram a detenção de Kasidiaris por ofensas físicas graves, mas o porta-voz da Aurora Dourada permanece em parte incerta.

A agressão foi condenada por todos os quadrantes políticos e na comunicação social. Na sexta-feira, cerca de 2000 manifestantes desfilaram no centro de Atenas para exigir a ilegalização do partido da direita radical.

Na declaração, o deputado do Aurora Dourada anuncia a intenção de comparecer pessoalmente no gabinete do procurador com o objectivo de processar "os responsáveis pelas acções ilegais" que lhe foram dirigidas nos dois últimos dias.

Kasidiaris está alegadamente envolvido num caso de agressão a um dirigente sindical estudantil em 2007, com uma audição programada na segunda-feira após um adiamento do processo na semana passada, relacionada com o caso que desencadeou os incidentes na emissão televisiva de quinta-feira.

A Aurora Dourada obteve 6,9 por cento dos votos e elegeu 21 deputados nas inconclusivas eleições de 6 de Maio. A Grécia prepara-se para regressar às urnas num decisivo escrutínio antecipado agendado para 17 de Junho.

kasidiaris deputado extrema-direita agressãogrécia directodebate televisão mandado de captura
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)