Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Deputados contra Severino

Deputados de vários partidos vão articular esforços a partir de hoje para tentar tirar do cargo, mesmo que provisoriamente, o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcante, acusado de proteger parlamentares corruptos e de receber ‘luvas’.
5 de Setembro de 2005 às 00:00
Artur Virgílio, senador da oposição, afirmou que Severino “não tem mais condições para se manter no cargo” e exortou o presidente da Assembleia Federal a tomar a iniciativa de se demitir.
“É, literalmente, o fim do mundo. Todos estamos com sentimento de repulsa. Que país é este?” – comentou Virgílio, referindo-se à denúncia do dono do restaurante da Câmara, Sebastião Augusto Buani, segundo a qual Cavalcante exigia ‘luvas’ mensais, já baptizadas de ‘Mensalinho’, para permitir o funcionamento do seu estabelecimento.
Até nos partidos do governo a pressão para que Severino deixe o cargo é grande. O deputado Chico Alencar, do PT, é um dos que subscreve o afastamento para preservar as instituições. “A situação é muito grave. É um dos poderes da República que está sob suspeição.” – afirmou Alencar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)