Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Desarmamento nuclear: Coreia do Norte e EUA retomam conversações

Representantes da Coreia do Norte e dos Estados Unidos da América vão reunir-se na próxima semana, em Genebra, para desbloquear as conversações sobre o desarmamento nuclear norte-coreano.
17 de Outubro de 2011 às 09:41
Representantes da Coreia do Norte e dos Estados Unidos da América vão reunir-se na próxima semana, em Genebra, para desbloquear as conversações sobre o desarmamento nuclear norte-coreano
Representantes da Coreia do Norte e dos Estados Unidos da América vão reunir-se na próxima semana, em Genebra, para desbloquear as conversações sobre o desarmamento nuclear norte-coreano FOTO: Reuters

De acordo com George Schwabo, presidente do Comité Nacional sobre a Política Exterior Americana (NCAFP, na sigla em inglês), a reunião vai realizar-se a 26 de Outubro.

No passado mês de Julho, os Estados Unidos da América e a Coreia do Norte mantiveram encontros em Nova Iorque, nos quais abordaram a possibilidade de retomar as conversações sobre a política de armamento em que participam também a China, Coreia do Sul, Japão e Rússia.

O fórum de diálogo, em que se procura o fim do programa nuclear da Coreia do Norte, está suspenso desde finais de 2008, depois de Pyongyang se ter retirado oficialmente das conversações que deveriam ter decorrido em Abril de 2009, após ter sido condenada internacionalmente depois do lançamento de um míssil de longo alcance.

A Coreia do Norte tem manifestado disponibilidade para retomar o diálogo e o grupo de seis países já esteve reunido duas vezes em Pequim, mas sem avanços claros nas conversações.

Seul e Washington pedem a Pyongyang que suspensa todas as suas actividades nucleares e permita inspecções das Nações Unidas, mas o regime de Kim Jong-il nega aceitar condições prévias para o diálogo.

Em Novembro de 2010, a Coreia do norte revelou que tinha iniciado um programa de enriquecimento de urânio com fins pacíficos.

Em 2006 e 2009, o país realizou testes nucleares subterrâneos, mas especialistas consideram que Pyongyang não tem ainda capacidade para montar ogivas nucleares em mísseis de longo alcance.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)