Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

DESCARRILAMENTO MATA NA AUSTRÁLIA

O descarrilamento de um comboio nos arredores de Sydney, na Austrália, provocou pelo menos nove mortos e 41 feridos. Este é já considerado o pior acidente ferroviário dos últimos 26 anos naquele país.
31 de Janeiro de 2003 às 08:09
O comboio descarrilou numa curva, perto do subúrbio Waterfall, e embateu no morro que ladeia os carris naquela zona. As quatro primeiras carruagens viraram-se e o maquinista teve morte imediata. O acidente ocorreu pela manhã de sexta-feira (ainda quinta-feira em Lisboa) e as equipas de socorro demoraram o dia inteiro para retirar os nove cadáveres do local, de difícil acesso (é de salientar que esta manhã, em Lisboa, já é fim do dia de sexta-feira na Austrália).

Os investigadores recolheram a ‘caixa negra’ do comboio e vão agora dar início a uma investigação, coordenada por um juiz, para apurar as causas do acidente. O ministro australiano dos Transportes, Carl Scully, adiantou que uma das etapas do inquérito será a reconstrução do comboio, utilizando as mesmas técnicas empregues nas investigações a acidentes aéreos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)