Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

DESCOBERTAS NOVAS ESPÉCIES MARINHAS

Investigadores da Universidade do Sul da Georgia, EUA, descobriram aquilo que parecem ser três novas espécies de tunicados, criaturas marinhas rastejantes também conhecidas por bisnagas do mar.
9 de Novembro de 2004 às 17:41
As possíveis três novas espécies de tunicados foram descobertas no Santuário Marinho Nacional Recife Gray, perto da Ilha Sapelo, ao largo da costa do Estado norte-americano da Georgia. Duas das criaturas - uma alaranjada com desenhos a fazer lembrar veias e a outra esférica e com buracos em padrão irregular - medem cerca de 10 centímetros. A terceira tem o tamanho de uma uva.
A surpresa surgiu no âmbito de um levantamento de espécies que está a ser realizado naquele santuário marinho norte-americano com o objectivo de elaborar um guia para publicação na Internet. A descoberta foi feita pelo biólogo marinho Danny Gleason e pelos quatro estudantes que o acompanharam no programa de mergulhos. Caso sejam confirmados como novas espécies, Gleason terá o direito de dar os nomes por que passarão a designar-se estes três tunicados.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)