Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Descobertos planetas onde pode existir vida

Dois planetas descobertos ontem orbitam em estrela semelhante ao Sol, têm clima ameno, e provavelmente terão água.
18 de Abril de 2013 às 21:52
Tal como no nosso sistema solar, dos cinco planetas que orbitam no "Sol" Kepler-62 apenas dois podem ser habitáveis
Tal como no nosso sistema solar, dos cinco planetas que orbitam no 'Sol' Kepler-62 apenas dois podem ser habitáveis FOTO: NASA

Astrónomos americanos anunciaram a descoberta, através de um telescópio espacial da NASA, de dois planetas semelhantes ao nosso, e onde afirmam que poderá existir vida.

Os planetas foram descobertos hoje e ficam a 1200 anos luz da Terra, na constelação de Lyra. "Estes são os planetas que nós encontrámos mais parecidos com a Terra", afirmou Justin Creep, professor assistente de Física na Universidade Notre Dame.

Segundo informações da NASA, ambos os planetas são ligeiramente maiores que a Terra, orbitam, com outros três planetas, numa estrela com o nome de Kepler-62. São de zona habitável, não sendo o clima muito quente nem muito frio e, possivelmente, possuem água. Tal como acontece na nosso sistema solar, dos cinco planetas apenas dois poderão ser habitáveis.

Os planetas foram detetados quando a estrela escurecia à sua passagem, num processo conhecido como "trânsito". Para já, os cientistas ainda não sabem afirmar se as suas superfícies são rochosas ou líquidas.

Kepler é a primeira missão da NASA à procura de planetas como a Terra que orbitem em sóis similares ao nosso.

NASA planetas habitável Sol galáxia astrónomos Terra Kepler-62 cientistas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)