Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

DESEJO VÊ-LO PELA ÚLTIMA VEZ

Determinado a não se deixar vencer pela sua debilidade física, o Papa João Paulo II deslocou-se ontem ao Santuário da Virgem Maria, em Pompeia, perto da cidade italiana de Nápoles, para rezar pela paz no Mundo e encerrar o Ano do Rosário. Mais de 30 mil fiéis assistiram à missa celebrada pelo Santo Padre, muitos dos quais com a convicção de que esta foi a sua última visita.
8 de Outubro de 2003 às 00:00
O Papa luta, determinado, contra a doença
O Papa luta, determinado, contra a doença
"Vejo Deus no Papa e quero vê-lo pela última vez", afirmou, comovida, uma crente. Palavras corroboradas por uma outra, a seu lado: "Estamos preocupados com ele. Podemos não voltar a vê-lo".
Durante as duas horas e meia que durou esta visita, a 143.ª em 25 anos de Pontificado, João Paulo II foi constantemente aclamado pelos fiéis, que louvaram a sua coragem e o seu sentido de dever. "Longa vida para o Papa", gritaram várias vezes. Inúmeras personalidades políticas italianas estiveram presentes nesta visita, nomeadamente o presidente da Câmara dos Deputados, Pier Casini, e vários ministros.
No Santuário da Nossa Senhora do Rosário, João Paulo II, que tem 83 anos, convidou os fiéis a rezarem pela paz. "O terço pacifica a nossa alma (...) neste início de milénio, já fustigado pelos ventos de guerra e ensanguentado em numerosas regiões do mundo", disse.
Parecendo estar em boa reforma relativamente à sua visita à Eslováquia, o Sumo Pontífice pediu à sociedade moderna para restabelecer os valores cristãos tradicionais e terminou a homilia com dois apelos: "Quero que a minha peregrinação tenha o sentido de uma súplica pela paz. Rezem por mim neste santuário, hoje e sempre".
SANTUÁRIO DA VIRGEM MARIA
O Santuário da Virgem Maria, em Pompeia, foi mandado construir há aproximadamente 130 anos pelo jovem advogado Bartolo Longo. Tornou-se num dos locais de culto mais importantes para os católicos depois de o Vaticano ter reconhecido um dos muitos milagres atribuídos pelos camponeses locais à Virgem Maria. Recorde-se que a bela cidade romana onde está localizado ficou soterrada pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 a.C.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)