Uma força conjunta dos Bombeiros e da Proteção Civil do estado brasileiro do Paraná esteva no final da tarde desta terça-feira a procurar sobreviventes subterrados por toneladas de terra, lama, árvores e rochas que caíram de uma encosta na estrada BR 376, no município de Guaratuba, no Brasil.
As chuvas torrenciais que continuam a cair na região dificultam muito o trabalho das equipas de resgate, que não podiam utilizar máquinas pesadas e corriam a todo o momento o risco de também serem soterradas por novos deslizamentos de terra.
O comandante da Proteção Civil, coronel Fernando, avançou que ninguém sabia ao certo quantos veículos tinham sido soterrados pelo desabamento, que ocorreu no final da noite de segunda-feira, nem quantas pessoas estavam em cada veículo. Informações passadas por motoristas que escaparam por um triz de serem atingidos dão conta de que aproximadamente 15 automóveis e seis camiões foram totalmente subterrados pelas toneladas de terra que caíram da montanha, mas ninguém sabe o número exacto.
As buscas tiveram de ser interrompidas durante a madrugada devido ao mau tempo e foram retomadas esta terça-feira, mas até ao final da tarde desta terça-feira nenhuma pessoa subterrada tinha sido resgatada tal a quantidade de terra que subterrou a estrada e tudo e todos que estavam sobre ela naquele ponto.
O Paraná, um dos três estados do sul do Brasil, está a ser atingido há vários dias por chuvas torrenciais, que já se espalharam por outros estados, mas até agora sem causar uma tragédia como a de Guaratuba.