Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Despe-se em público devido a tumor

Mulher desespera por não conseguir arranjar trabalho.
Pedro Zagacho Gonçalves 21 de Maio de 2016 às 12:38
Leanne sofre de hamartoma do hipotálamo
Leanne sofre de hamartoma do hipotálamo FOTO: DR

Leanne Lyon nasceu com um pequeno tumor, não maligno, alojado no cérebro que lhe causa ataques epiléticos e perdas de memória. Durante os episódios, que podem ocorrer até cinco vezes por dia, durante 30 minutos, Leanne perde a consciência e, quando volta a si, muitas vezes está completamente nua em público. Para além disso, sofre de incontinência durante os ataques.

"Quando tenho os ataques piores é como se fosse sonâmbula, não sei o que se está a passar. Até que volto a mim e percebo que estou despida. É muito embaraçoso e humilhante quando acontece em lojas ou outros espaços públicos. Tenho tido a sorte de nunca ninguém ter chamado a polícia", conta a inglesa de 42 anos, natural de Duston, que não consegue arranjar um trabalho estável que lhe permita cuidar dos dois filhos, tudo devido à doença.

Quando era pequena foi diagnosticada inicialmente com epilepsia. Quando Leanne tinha 17 anos os médicos tentaram retirar o tumor – do tamanho de uma unha – mas a operação apenas resultou em ataques mais longos e intensos. Só aos 29 anos foi finalmente diagnosticada a doença rara: hamartoma do hipotálamo, que causa ataques, ‘apagões’ e perda de memória.

Leanne quer agora submeter-se a uma cirurgia nos EUA, que custará cerca de 130 mil euros. A inglesa está a angariar fundos para pagar as despesas, assim como para a investigação da doença, que afeta apenas uma em cada 200 mil pessoas. "Pensei que ia morrer quando fui diagnosticada. Ainda bem que não é um cancro, mas está a arruinar a minha vida à mesma. Eu só quero ser uma mãe normal", lamenta a inglesa ao Daily Express.

Leanne Lyon Leanne EUA Daily Express questões sociais interesse humano doença
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)