Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

DETIDO IMPORTANTE DIRIGENTE DA AL-QAEDA EM MARROCOS

As autoridades marroquinas detiveram recentemente, há pouco mais de uma semana, um dirigente chave da organização terrorista al-Qaeda (A Base), segundo informaram fontes do Governo norte-americano à cadeia de televisão ABC.
19 de Junho de 2002 às 14:49
Segundo estas mesmas fontes, o dirigente detidos pelos serviços de segurança marroquinos é Abu Zubair el-Haili, responsável por recrutar e treinar novos membros da organização terrorista do dissidente saudita Osama bin Laden.

Zubar el-Haili é, até ao momento, o responsável mais importante da organização al-Qaeda capturado no âmbito da campanha antiterrorismo internacional após a detenção da Abu Zubeida, em Março último, no Paquistão.

De acordo com as fontes citadas pela ABC, o alegado terrorista detido em Marrocos, de origem saudita, fazia parte do círculo próximo de bin Laden e, após os atentados de 11 de Setembro, ajudou a fugir para o Afeganistão activistas da organização que se encontravam nos EUA.

A estação de televisão norte-americana realça que a detenção deste responsável da al-Qaeda é de grande importância para os EUA, atendendo a que ele está ligado à reorganização operada na rede terrorista, após a ofensiva norte-americana no Afeganistão.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)