Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Detido jovem cabo-verdiano que fabricava armas de fogo em casa

PJ de Cabo Verde anunciou detenção que aconteceu na cidade da Praia. Homem tem 21 anos.
Lusa 24 de Fevereiro de 2020 às 16:49
Cidade da Praia, capital de Cabo Verde
Cidade da Praia, capital de Cabo Verde FOTO: Bruno Colaço
A Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana anunciou esta segunda-feira a detenção, na Praia, de um homem de 21 anos suspeito de fabricar, em casa, armas de fogo conhecidas em Cabo Verde como "boca bedju".

Em comunicado, a PJ refere que a detenção, concretizada na sexta-feira por elementos da Secção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes, apanhou o suspeito "em flagrante delito", numa operação que se destinava a concretizar um mandado de busca e apreensão.

"Na sequência da busca foram encontrados e apreendidos na residência do detido seis armas 'boca bedju' e materiais para a sua confeção", acrescenta a PJ.

Presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, o jovem, residente na localidade da Várzea, cidade da Praia, foi libertado com Termo de Identidade e Residência e apresentações periódicas às autoridades, segundo a PJ.

As armas 'boca bedju' há muito que são conhecidas em Cabo Verde e distinguem-se por serem de conceção e fabrico totalmente artesanais, por norma de calibre 12 milímetros e de funcionamento tiro a tiro.

Utilizadas sobretudo em assaltos, algumas chegam a apresentar semelhanças com metralhadoras e podem ser vendidas a pouco mais de 1.500 escudos (13,5 euros).

Polícia Judiciária PJ Praia Cabo Verde crime lei e justiça crime tráfico de droga
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)