Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Detido marroquino que planeou atentado no Capitólio

As autoridades federais norte-americanas detiveram na sexta-feira em Washington um homem de origem marroquina que se dirigia para o Capitólio (edifício do Congresso dos EUA) com explosivos falsos.
18 de Fevereiro de 2012 às 17:10
Forças de segurança mostraram presença na capital norte-americana
Forças de segurança mostraram presença na capital norte-americana FOTO: Kevin Lamarque/Reuters

A detenção de Amine el Khalifi, de 29 anos, culminou meses de investigação, iniciada quando o suspeito afirmou a agentes federais, que se identificaram como militantes da al-Qaeda, estar disposto a tornar-se mártir terrorista.

A partir de então, a agência federal norte-americana delineou um plano por forma a conseguir perceber as reais intenções do potencial suicida, nomeadamente as suas ligações aos meios islamitas em território americano.

Segundo fontes anónimas próximas da investigação, Amine, que chegou aos EUA com 16 anos e estava em situação ilegal, uma vez que não tinha renovado o visto de permanência no país, expressou desejo de levar a cabo um ataque suicida que matasse pelo menos “mais de 30 pessoas”.

As fontes referem que o marroquino inicialmente pensou em fazer explodir um restaurante em Washington, onde almoçam diariamente altos responsáveis norte-americanos, mas acabou por escolher o Capitólio. Comprou uma arma automática (fornecida por agentes infiltrados) e praticou tiro ao alvo. Mais tarde, pediu explosivos que pudessem ser detonados via telemóvel.

As actividades de Amine levantaram suspeitas entre a comunidade religiosa islâmica que frequentava e o imã da mesquita, Dar al-Hijrah, contactou a polícia. Obteve como resposta: “Não se preocupe.”

Ontem, Amine dirigiu-se para o Capitólio cheio de explosivos. Falsos. Foi detido por agentes da unidade anti-terrorismo, presente ao juiz e acusado de tentar utilizar arma de destruição em massa contra território e pessoas dos EUA. 

EUA Terrorismo Terrorista al-Qaeda Capitólio Washington Bombista-suicida Atentado
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)