Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

DETIDO SOLDADO IMPLICADO EM FOTOS FALSAS

A polícia militar britânica deteve um soldado no âmbito do inquérito sobre as fotomontagens publicadas no jornal ‘Daily Mirror’ que mostravam sevícias infligidas a presos iraquianos.
19 de Maio de 2004 às 09:43
O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa britânico, que adiantou terem sido detidos quatro outros soldados, que acabaram por ser postos em liberdade sem quaisquer acusações.
As fotografias de alegados abusos e maus-tratos cometidos pelos soldados britânicos no Iraque começaram a ser publicadas no passado dia 1 de Maio, com grande impacto junto da opinião pública.
Depois de as fotografias terem sido publicadas, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, chegou a pedir desculpa pelos abusos supostamente cometidos, mas o Ministério da Defesa veio a contestar a autenticidade das imagens.
Após uma troca de acusações polémicas, o ‘Daily Mirror’ acabou por reconhecer ter sido enganado e admitir que as fotografias eram falsas, efectuando um pedido de desculpas na sua primeira página.
Em resultado do escândalo, a administração do jornal demitiu Piers Morgan, o editor responsável pela publicação das imagens. Todavia, o diário continua a garantir que ocorreram abusos em prisões britânicas no Iraque.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)