Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

DETIDO VALETE DE SADDAM

O general Ibrahim Ahmad Abd al-Sattar Muhammad al-Tikriti, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas do regime de Saddam Hussein, 11ª figura do antigo regime mais procurada no Iraque, ou valete de espadas no baralho de cartas com a lista dos 55 nomes, está sob custódia norte-americana, juntamente com uma microbiologista, mulher de um antigo ministro, responsável pelo programa iraquiano de desenvolvimento de armas biológicas e conhecida por “Doutora Germe”.
12 de Maio de 2003 às 20:09
O valete de Saddam
O valete de Saddam
Rihab Rashid Taha al-Azzawi al-Tikriti, que se doutorou pela universidade britânica de Anglia Oriental antes de assumir a direcção do programa iraquiano de desenvolvimento de armas biológicas, foi colocada sob custódia norte-americana durante o fim-de-semana. O seu nome não constava na lista das 55 figuras do regime de Saddam procuradas pelos norte-americanos, das quais 20 já foram capturadas e três morreram. Apenas uma mulher está inscrita na referida lista, a microbiologista formada nos EUA Huda Salih Mahdi Ammash, conhecida por “Senhora Antraz”, já sob custódia ocidental.
O marido de Taha era o ministro iraquiano do Petróleo, Amir Muhammed Rasheed, que se entregou aos norte-americanos no passado dia 28 de Abril. Os dois conheceram-se em Nova Iorque, em 1993, na sede da ONU, no âmbito do processo de inspecção ao armamento iraquiano, e casaram-se depois de Amir se ter divorciado.
Tal como em relação à captura de Taha, o Comando central norte-americano não forneceu informações sobre como capturou Ibrahim Ahmad Abd al-Sattar Muhammad al-Tikriti. O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Saddam Hussein era o valete de espadas no baralho de cartas com a lista dos 55 iraquianos mais procurados, onde ocupava a 11ª posição. Ele é a segunda figura mais importante do antigo regime iraquiano a ficar sob custódia norte-americana, a seguir a Muzahim Sa’b Hassan al-Tikriti, chefe do Estado-Maior da Força Aérea, capturado no passado dia 23 de Abril.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)