Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

DETIDOS MEMBROS DESTACADOS DA AL-QAEDA

Pelo menos nove destacados membros da organização terrorista Al-Qaeda (A Base), um dos quais muito importante, foram detidos nas últimas horas perto da fronteira com o Afeganistão por agentes especiais paquistaneses e norte-americanos. A identificação dos detidos ainda não foi confirmada pelas autoridades.
7 de Março de 2003 às 10:51
Prossegue a caça a Bin Laden
Prossegue a caça a Bin Laden
Fontes oficiais em Islamabad chegaram a referir que um dos detidos poderia ser o próprio Osama bin Laden, elevado à categoria de “inimigo número um” dos EUA após os atentados de 11 de Setembro de 2001 contra Nova Iorque e Washington, ou um dos seus filhos, mas outros responsáveis desmentiram essa informação.

De acordo com uma fonte dos serviços de segurança paquistaneses, a operação que permitiu deter os nove terroristas decorreu perto da povoação de Chagai, no sudoeste do Paquistão, com base em informação obtida junto de Khalid Sheikh Mohammed, o alegado ‘cérebro’ do 11 de Setembro, detido no passado sábado no nordeste do Paquistão.

Khalid Sheikh Mohammed, considerado o “número três” da Al-Qaeda, foi preso na cidade de Rawalpandi, próximo de Islamabad, numa operação levada a cabo pelos serviços secretos paquistaneses e pela Polícia Federal norte-americana (FBI), tendo sido transferido na última terça-feira para a base norte-americana de Bagram, situada próximo da capital do Afeganistão, Cabul.

O FBI acredita que o terrorista, nascido no Koweit, terá planeado os atentados perpetrados pela al-Qaeda durante os últimos dez anos, o que fez dele um dos mais procurados elementos da rede liderada por Bin Laden. Na altura em que foi detido, Khalid Sheikh Mohammed encontrava-se a dormir no apartamento de um militante de um partido islamista, não tendo oferecido resistência.

Após esta detenção, intensificaram-se as operações de caça aos membros da Al-Qaeda escondidos no Paquistão, com agentes das forças de segurança paquistanesas e norte-americanas a inspeccionarem várias províncias do nordeste e do sul do país, sobretudo a região do Baluquistão, junto à fronteira com Irão, de onde Bin Laden terá telefonado a um membro da sua família.

A pista da presença do líder da Al-Qaeda no norte do Paquistão foi referida ontem pelo jornal norte-americano “New York Times”, que citando um alto responsável do Governo paquistanês, informava que ele se teria encontrado no passado mês de Fevereiro com Khalid Sheikh Mohammed muito provavelmente em Rawalpindi, onde este foi detido.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)