Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Detidos três suspeitos de ligação ao 11-M

A Polícia espanhola deteve segunda-feira três indivíduos de nacionalidade marroquina suspeitos de financiarem os atentados terroristas de 11 de Março de 2004 contra comboios suburbanos de Madrid, que causaram 191 mortos e mais de dois mil feridos, e de terem facultado armas aos seus autores.
24 de Maio de 2005 às 09:28
Detidos três suspeitos de ligação ao 11-M
Detidos três suspeitos de ligação ao 11-M FOTO: d.r.
Segundo fontes citadas pelos media espanhóis esta terça-feira, dois dos suspeitos, Mourad Bhar e Abdelkhalak Chergui, foram detidos em Madrid, e outro, Abdelhak Chergui, irmão do anterior, em Granada. Os três marroquinos, todos islamistas, foram detidos no âmbito de uma operação policial denominada “Astra”.
De acordo com as fontes citadas pelos media espanhóis, as detenções resultaram de uma investigação que já durava há algum tempo, durante o qual foram seguidos todos os movimentos dos suspeitos. Os três marroquinos foram surpreendidos pelos agentes que os detiveram ontem, ao fim da tarde, quando circulavam na rua.
As autoridades espanholas acreditam que os três detidos pertenceriam ao aparelho logístico da célula que perpetrou os ataques do 11-M, podendo estar enquadrados no segundo nível da célula islamista responsável pelos atentados. A Polícia relaciona ainda os três marroquinos com o tráfico de drogas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)