Dois uzbeques e um cazaque residentes em Nova Iorque foram presos por se tentarem juntar ao grupo Estado Islâmico na Síria, revelou esta quarta-feira a polícia federal (FBI).
Os três homens - identificados como Habibov Abror, de 30 anos, e Abdurasul Hasanovich Juraboev, de 24, ambos do Uzbequistão, e Akhror Saidakhmetov, de 19, do Cazaquistão - foram acusados de conspiração para fornecer apoio a uma organização terrorista internacional.
"Os acusados queriam juntar-se ao Estado Islâmico", voando para a Turquia, e "planeavam cometer atos de terrorismo na América, se não pudessem viajar, incluindo matar agentes do FBI", revelou o vice-diretor do FBI em Nova Iorque, Diego Rodriguez.
O cazaque Akhror Saidakhmetov foi preso esta manhã ao embarcar num voo para a Turquia a partir do aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque.
O uzbeque Abdurasul Hasanovich Juraboev tinha comprado um bilhete de avião de Nova Iorque para Istambul e devia deixar os Estados Unidos no próximo mês, de acordo com o Ministério Público.
O terceiro suspeito, o também uzbeque Habibov Abror, é acusado de ajudar a financiar os esforços de Saidakhmetov para se juntar às fileiras da organização Estado Islâmico.
Dois dos acusados devem comparecer perante as autoridades judiciais em Brooklyn e o terceiro em Jacksonville, na Florida.