Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Dez detidos em operação contra a ETA

Pelo menos dez pessoas foram detidas durante uma operação policial efectuada na noite de segunda-feira em Navarra e no País Basco, visando meios próximos do grupo terrorista basco ETA, anunciaram os meios de comunicação social espanhóis.

18 de Janeiro de 2011 às 08:34
Operação foi desencadeada por tribunal responsável por processos de terrorismo
Operação foi desencadeada por tribunal responsável por processos de terrorismo FOTO: Agências

A operação foi efectuada por ordem de Fernando Grande-Marlaska, magistrado da Audiência Nacional, o tribunal madrileno responsável pelos processos de terrorismo. Seis pessoas foram detidas em Pamplona, capital Navarra, em Villava, em Etxarri, em Aranatz, em Burlada e em Baranain, suspeitas de pertencer à organização radical EKIN, considerada como o braço armado da ETA.

Entre os detidos figura Iker Moreno Ibanez, filho de Txelui Moreno, ex-líder do Batasuna, o braço político proibido da ETA.

Segundo os meios de comunicação social, as pessoas detidas são suspeitas de querer reconstituir o movimento Ekin, considerado pela justiça espanhola como parte integrante da rede do grupo armado ETA e desmantelado em Setembro.  Quatro outras pessoas, detidas no País Basco e Navarra, são suspeitas de apoio informático e propaganda à ETA.

ETA Terrorismo Operação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)