Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

DEZ MIL RESERVISTAS PRONTOS PARA AVANÇAR

Os EUA anunciaram a transferência de um contingente de dez mil homens para o Iraque e colocaram de alerta outros cinco mil reservistas para um possível destacamento. Esta é a resposta de Washington à recusa de apoio militar por parte de um grupo de países aliados liderado por França e Alemanha.
28 de Setembro de 2003 às 00:00
A insegurança no Iraque e a recusa de auxílio internacional forçou os EUA a mobilizar os reservistas
Os convocados fazem parte da 30 Brigada de Infantaria da Crolina do Norte e da 39.a Brigada de Infantaria do Arkansas, e são todos reservistas, isto é, soldados com empregos civis que treinam apenas nos fins-de-semana e férias.
O recurso a estes contingentes estava previsto, tanto mais que de entre os 130 mil efectivos actualmente no Iraque, cerca de 20 mil são reservistas. Mas a decisão não deixa de ser impopular, pois as famílias destes soldados de "fim-de-semana" não estão habituadas a ausências prolongadas dos pais e maridos, e as brigadas chamadas esta sexta-feira ao serviço activo vão cumprir uma comissão de serviço de 12 meses no terreno, antecedida de três meses de treino. Isso significa que os reforços só chegam ao Iraque no início do próximo ano.
O destacamento de reservistas visa reforçar a segurança no Iraque, missão para a qual Washington não tem obtido apoio dos países aliados.
Os EUA perderam já 80 soldados desde o fim da guerra, a 1 de Maio, e a insegurança continua a ser o problema principal do pós-guerra. Ontem, quatro iraquianos foram mortos e vários ficaram feridos quando tropas dos EUA abriram fogo junto a Falluja, cidade onde foram ainda desactivados engenhos explosivos colocados junto da Câmara Municipal. Em Bagdad, rockets foram disparados contra o hotel Rasheed, onde se alojam militares dos EUA e jornalistas estrangeiros, mas sem causar vítimas. Entretanto, o administrador dos EUA no Iraque, Paul Bremer, afirmou que as tropas da coligação anglo-americana têm um total de 19 membros da al-Qaeda detidos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)