Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Dezenas morrem em confrontos no Sudão

Dezenas de pessoas morreram na passada madrugada em confrontos entre duas tribos na região do Darfur, no oeste do Sudão, informaram fontes dos clãs rivais.  
11 de Agosto de 2013 às 14:35

O líder da tribo Roziqat, Mohamed Eisa Adam, disse à agência de notícias EFE que seus combatentes mataram mais de setenta membros do clã Al Malaia, próximo da cidade de Adila, na província do Darfur do Leste.

Por seu lado, o líder da tribo Al Maalia confirmou num comunicado que cerca de cinquenta dos seus homens morreram no ataque dos Roziqat, sublinhando que os seus combatentes abateram cerca de trinta membros do clã rival.

Na nota, a tribo acusa os Al Roziqat de expulsar integrantes dos Al Maalia da localidade de Qald Ein e de saquear as suas propriedades.

O clã Al Maalia culpa o governador do Darfur do Leste, Abdelhamid Musa, membro do clã Al Roziqat, de estar por trás destes acontecimentos.

As duas fontes indicaram que a origem dos confrontos é uma disputa de terras.

Até ao momento, as autoridades sudanesas não confirmaram o número de vítimas.

Os confrontos tribais são frequentes no Darfur, que é cenário de um conflito armado desde 2003 entre as autoridades de Cartum e os grupos rebeldes, que já provocou mais de 300 mil mortos, segundo a ONU.

sudão confrontos tribos mortes chacina
Ver comentários