Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

“Diálogo intercultural é a grande questão actual”

Jorge Sampaio, Alto Repres. da ONU para a Aliança das Civilizações, falou ao CM.
8 de Janeiro de 2009 às 00:30
“Diálogo intercultural é a grande questão actual”
“Diálogo intercultural é a grande questão actual” FOTO: D.R.

Correio da Manhã – A Aliança das Civilizações para a qual é Alto Representante das Nações Unidas e que ontem debateu com o corpo diplomático tem inimigos?

Jorge Sampaio – Não sei se tem inimigos, mas existem certamente pessoas que discordam dela. O importante é fomentar o debate permanente sobre o que é a Aliança e para que serve, porque conhecendo os seus objectivos ninguém porá em causa a necessidade de um diálogo intercultural como grande questão do nosso tempo. É nessa perspectiva que eu actuo.

– Deu neste encontro bons exemplos de convívio na difícil relação israelo-palestiniana?

– Sim, na visita em Maio passado a Israel e aos territórios ocupados da Palestina, estive numa escola onde professores israelitas ensinam palestinianos na língua deles e professores palestinianos dão aulas a israelitas. À saída, pais palestinianos e israelitas esperam juntos pelas crianças. Também estive numa cidade perto de Telavive, onde um centro cultural estimula o convívio das duas partes em igualdade.

– E na Faixa de Gaza, agora martirizada, viu sinal de esperança?

– Tem de se encontrar uma solução. Não podemos perder a possibilidade de criar a solução estável, que é existir um estado palestiniano a viver em paz e garantir a Israel segurança nas fronteiras e para os seus cidadãos. A questão dos dois estados é crucial. Porém, à medida que o tempo passa, esta única possibilidade fica mais em crise.

– Quem deseja ver no Fórum da Aliança marcado para a Abril?

– É cedo para saber. Terá de ser a Turquia a convidar para Istambul.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)