Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

"Digam aos meus filhos que os amo. Mãe, amo-te": As últimas palavras de George Floyd antes de ser assassinado

Afro-americano pediu cerca de 20 vezes para que o deixassem respirar e chegou a dizer: "vão-me matar".
Correio da Manhã 9 de Julho de 2020 às 18:45
George Floyd
Roxie Washington, mãe de George Floyd
Roxie Washington e a filha de George Floyd, Gianna
George Floyd
Roxie Washington, mãe de George Floyd
Roxie Washington e a filha de George Floyd, Gianna
George Floyd
Roxie Washington, mãe de George Floyd
Roxie Washington e a filha de George Floyd, Gianna
"Digam aos meus filhos que os amo. Mãe, amo-te". Foram estas as últimas palavras de George Floyd antes de morrer às mãos de um agente da polícia a 25 de maio, em Minneapolis, nos Estados Unidos. Após estas afirmações, Floyd chegou a dizer várias vezes que não conseguia respirar e que o iam matar.  

Estes novos dados estão presentes na transcrição completa - feita através de uma câmara fixada na farda de Thomas Lane, um dos quatro polícias acusados - de tudo o que foi dito nos últimos minutos de vida do agro-americano. 
Das 20 vezes em que o afro-americano implorou por ar, afirmando não conseguir respirar, desarmado, à afirmação "não queria magoar ninguém". A transcrição mostra o papel dos envolvidos durante toda a situação que culminou na morte de Floyd e gerou uma onda de revolta e protestos anti-racismo nos Estados Unidos e posteriormente em vários outros países, um deles Portugal. 

Derek Chauvin, foi acusado de homicídio, enquanto os colegas J Alexander Kueng, Thomas Lane e Tou Thao foram acusados ??de ajudar e favorecer o homicídio em segundo grau.

Até agora, os últimos minutos da vida de Floyd eram conhecidos graças a vídeos gravados por filmagens de pessoas, mas o documento fornecido por Lane mostra a cena, que ocorreu a 25 de maio em Minneapolis, de uma forma ainda mais dramática.

George Floyd Minneapolis Estados Unidos Thomas Lane questões sociais crime lei e justiça
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)