Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Dilma dá a Lula presente feito com lixo

A presidente Dilma Rousseff ofereceu ao seu antecessor na chefia do país e seu padrinho político, Luis Inácio Lula da Silva, um presente de Natal no mínimo curioso: um enfeite artesanal, feitos por catadores de productos recicláveis com materiais retirados do lixo das ruas de São Paulo.
23 de Dezembro de 2011 às 20:36
Pouco depois, ao encontrar-se com o ex-presidente num luxuoso hotel na zona sul da cidade, a chefe de Estado entregou-lhe o enfeite, confirmado pela assessoria de Lula, que no entanto não o detalhou
Pouco depois, ao encontrar-se com o ex-presidente num luxuoso hotel na zona sul da cidade, a chefe de Estado entregou-lhe o enfeite, confirmado pela assessoria de Lula, que no entanto não o detalhou FOTO: d.r.

Dilma recebeu o presente de um grupo de pessoas que ganham a vida procurando produtos recicláveis no lixo domiciliar que é colocado na rua no final de cada tarde para ser levado pelos camiões da cãmara e em cuja festa de Natal ela participou no centro da capital paulista.

Pouco depois, ao encontrar-se com o ex-presidente num luxuoso hotel na zona sul da cidade, a chefe de Estado entregou-lhe o enfeite, confirmado pela assessoria de Lula, que no entanto não o detalhou.

Foi a primeira vez que Dilma Rousseff participou na festa de Natal dos catadores de productos recicláveis de São Paulo como presidente. Ela já tinha ido ao evento uma vez, ainda como candidata à presidência, acompanhando Lula, que durante anos manteve a tradição de se encontrar com catadores às vésperas do Natal, tradição que Dilma agora renovou.

Não foram divulgados detalhes do encontro, mais um, de Dilma e Lula, nem se trataram de assuntos políticos ou apenas de amenidades. Nenhum deles fez declarações à imprensa, tendo o encontro sido apenas confirmado pela assessoria do ex-presidente, que também divulgou fotos da ocasião.

Lula também divulgou um comunicado agradecendo o carinho das pessoas, no Brasil e pelo mundo, que lhe manifestaram solidariedade após saberem que ele luta contra um cancro na laringe, e garantiu que essas manifestações o ajudaram bastante na sua recuperação.

Lula teve o cancro diagnosticado em Outubro e já se submeteu a três sessões de quimioterapia. Antes de receber a terceira e última, os médicos verificaram que o tumor tinha diminuído cerca de 75%, e Lula vai continuar o tratamento em Janeiro com radioterapia.

lula da silva dilma brasil são paulo presente natal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)