Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

“Dilma não será vaca de presépio”

No último dia do IV Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, a ministra da Presidência, Dilma Roussef, de 62 anos, deve ser aclamada candidata governamental à sucessão de Lula da Silva nas eleições de Outubro. No seu estilo informal, Lula, que fará pessoalmente a defesa da candidatura de Dilma, afirmou ontem que a ministra, se for eleita, não será uma "vaca de presépio", ou seja, uma mera figura decorativa.
20 de Fevereiro de 2010 às 00:30
A ministra da Presidência (à dir.), o governador do Rio, Sérgio C. Filho, e Madona no desfile carnavalesco no Sambódromo
A ministra da Presidência (à dir.), o governador do Rio, Sérgio C. Filho, e Madona no desfile carnavalesco no Sambódromo FOTO: Marcelo Sayo

"Ninguém aceita ser vaca de presépio", e muito menos eu iria escolher uma, afirmou o chefe de Estado, negando assim boatos de que a ministra cumpriria apenas um mandato para que ele pudesse voltar ao poder em 2014.

No congresso, que reúne 1350 delegados e custou o equivalente a 2,5 milhões de euros, já tomaram posse os novos dirigentes, entre os quais o novo presidente do partido, José Eduardo Dutra, fiel aliado de Dilma. Foram ainda aprovadas as políticas de alianças, e o evento termina hoje com o discurso da ministra, então já como candidata oficial do partido.

A candidatura de Dilma Roussef foi decidida e praticamente imposta por Lula ao PT e aos aliados, que inicialmente resistiram, mas que hoje é amplamente aceite. Principalmente devido a uma engenhosa teia de alianças costurada, entre outros, pelo antecessor da ministra, José Dirceu.

SAIBA MAIS

REPÚBLICA POR GOLPE

O Brasil tornou-se república em Novembro de 1889 por golpe do general Manuel Deodoro da Fonseca, eleito depois presidente em 1891. O império caiu por a princesa Isabel acabar com a escravatura sem indemnizar os donos.

1989

marca actual ciclo de eleições presidenciais directas em que Lula foi sempre candidato. Perdeu três vezes e ganhou duas.

MAIORIA DE MULHERES

Contas do Tribunal Eleitoral indicam que as mulheres predominam, com 67 483 419 inscritas (51,7%) nos cadernos eleitorais.

SILÊNCIO DE LULA PÁRA PROCESSO DO 'MENSALÃO'

O Supremo Tribunal Federalespera há mais de três meses queo presidente Lula da Silva responda a um questionário de 33 perguntas, elaborado pelo Ministério Público, sobre o seu envolvimento ou grau de conhecimento no escândalode corrupção que ficou conhecido como ‘Mensalão’.

O questionário, indispensável ao prosseguimento do processo, foi acompanhado de um pedido para que fosse respondido, no máximo, até 30 de Novembro, dada a urgência do caso, o que não foi respeitado pela presidência. No dia 5, o Supremo reenviou o questionário a Lula da Silva, mas até ontem, duas semanas depois, o presidente ainda não tinha respondido.

PERFIL

Filha de empresário búlgaro e de herdeira da alta-sociedade, Dilma Roussef nasceu em Minas Gerais, em 1948. Aos 19 anos entrou na clandestinidade contra a ditadura militar e chegou a estar presa por participação na luta armada. Recomeçou a vida política no Rio Grande do Sul, e em 2003 entrou no primeiro governo de Lula. No ano passado foi-lhe diagnosticado cancro linfático, que enfrentoue superou

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)